Vale • Regras de Ouro

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Problema

A Vale é a segunda maior mineradora do mundo e tem como principal valor a vida. Entre os mais de 600 jobs (3.000 criações) executados em nosso contrato, destaca-se o “Regras de Ouro” – basicamente uma lista de comportamentos de segurança que devem ser adotados pelos funcionários. No desenvolvimento desse job, a novidade não estava nos procedimentos a serem informados, mas na unidade e abrangência da iniciativa, visto que cada território ou Diretoria tinha anteriormente sua própria campanha. Uma vez que seu conteúdo já era conhecido, o importante era estabelecer um novo nível de comprometimento dos empregados em relação à execução das atividades para atingir a meta de zero acidentes. Para isso era necessário:

- Atingir todos os níveis hierárquicos da empresa, ou seja, ser direcionada aos diretores, supervisores e empregados (incluindo as empresas contratadas).

- Mostrar que as mudanças adotadas não têm como propósito punir, mas, sim, ressaltar o compromisso da empresa com a vida de cada funcionário.

 

Solução

A campanha teve como principal estratégia a utilização de canais internos com “informação em cascata”, criando ações e materiais que se desdobrassem em todos os níveis hierárquicos da empresa, além de peças específicas para cada um dos públicos. Para isso, os líderes foram mobilizados e munidos de informações a fim de atuarem como guardiões das Regras de Ouro e como disseminadores da campanha, contribuindo na sensibilização de seus subordinados. O tom emocional, além do conteúdo técnico e informativo, amarrou a campanha tocando naquilo que os empregados dão mais valor: suas famílias.

 

Peças

 


Baú: serve para guardar todo o material abaixo, simbolizando que os líderes são os guardiões desse “tesouro” (12 unidades);


Livro de ouro: manual de instruções da campanha, além de servir como espaço para anotações. (1.546 unidades); Pendrive: acoplado ao livro de ouro e em formato de chave para simbolizar a proteção e a segurança. Ele contém o filme e apresentações guia de cada uma das regras para auxiliar nas reuniões (1.546 unidades);

 


Revista: com entrevistas, “páginas amarelas” e conteúdo editorial típico do meio (64.417 unidades);

 


Folders temáticos: nove modelos, um sobre cada regra, distribuídos durante as reuniões (579.753 unidades divididas em 9 modelos);

 

Resultados 

A campanha foi realizada em todas as unidades da Vale, no Brasil e no exterior, para um público de mais de 120 mil pessoas (empregados Vale e contratados). Obteve tamanha aceitação que foi aplicada em duas outras áreas da empresa além da demandante, transformando-se na mais importante e abrangente campanha de Saúde e Segurança da Vale.

Coroando o sucesso, o filme Regras de Ouro ganhou Ouro no Prêmio Minas de Comunicação 2013, a principal premiação da propaganda em Minas Gerais.

 

 

A pesquisa de avaliação da Campanha confirmou os resultados excelentes: