Vale • Na escuta

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Contexto

A comunicação interna é extremamente estratégica dentro da Vale, pois a imagem construída pelos empregados sobre a organização deve ter ressonância junto ao público externo. Com mais de 170 mil empregados, diretos e indiretos, trabalhando em regiões diferentes em todo o país e no exterior, fazer a gestão da comunicação interna é tarefa árdua.

Pesquisas realizadas em diversas unidades da Vale em 2011 destacaram que as pessoas confiam mais em informações da empresa que chegam por meio de funcionários e ex-funcionários. A Pesquisa de Clima Organizacional de 2010, por sua vez, apontou que as informações não chegam com sucesso aos empregados de funções operacionais. Por trabalharem em campo, muitas vezes dentro de máquinas, esses profissionais ficam sem acesso à rede corporativa, disponível no computador e no ambiente empresarial. Apesar de existirem meios específicos para atingir esse público na Vale (jornal mural, fixado nas áreas semanalmente, e o informativo “No Turno”, com saída quinzenal), eles se mostraram incipientes, pela sua periodicidade.

Nesse contexto, a área de comunicação da empresa decidiu fazer um piloto no Complexo Mariana, focado na base operacional — um público heterogêneo de aproximadamente 2 mil pessoas, entre os 5.500 funcionários próprios e terceirizados atuantes na Unidade. No instrumento de trabalho já utilizado pelos empregados, o rádio intercomunicador, enxergamos um canal para a nossa mensagem. Assim surgiu o Na Escuta, uma ferramenta de comunicação simples, barata, eficiente e democrática.

 

Solução

O projeto Na Escuta se deu em três etapas: viabilização da ferramenta, implantação e campanha de divulgação e lançamento.

No desenvolvimento do software a segurança no trabalho foi priorizada: caso o rádio precise ser utilizado pelo operador no momento em que a mensagem institucional entrar no ar, imediatamente a veiculação do anúncio é adiada para quando a faixa estiver liberada. Foi realizado um levantamento com os funcionários para a escolha dos horários de inserção e um gráfico, gerado diariamente, mostra o índice de ocupação das faixas por horário determinado. Assim, é possível programar o envio das mensagens respeitando os momentos mais apropriados e a rotina dos empregados.

O projeto editorial considerou mensagens que divulguem as ações, programas, serviços e campanhas da Vale, por meio de informações curtas, que façam link com os conteúdos disponibilizados nos veículos institucionais da empresa, compondo um crossmedia. A comunicação ainda é interativa, na medida em que os operários e supervisores podem sugerir pautas de acordo com necessidades específicas.

Para a divulgação do projeto, primeiramente foi lançado um teaser, iniciado por um sinal sonoro e seguido por um texto instigante, que gerou curiosidade e chamou atenção para o efeito de áudio. Em um segundo momento, o mesmo sinal foi utilizado em outra mensagem, dessa vez explicando o que era o Na Escuta. Por fim, foi feita a comunicação face a face, através das lideranças, que receberam um e-mail com orientações para o repasse das informações sobre o novo meio de comunicação para suas equipes; a comunicação visual e alternativa (outdoors internos, cartazes, cartões para bolsas instaladas nos assentos dos ônibus, encarte informativo para lanche de turno, bolacha CD para distribuição entre os motoristas da Univale); e os meios institucionais da empresa (nota nos Boletins Gerenciais e Boletim do Supervisor, Boletim No Turno, Vale @, Jornal Mural).

 

        

 


Encarte de divulgação

 

Resultados

Os inúmeros comentários espontâneos positivos foram confirmados pela pesquisa feita com 240 empregados do Complexo Mariana um ano após o lançamento do Na Escuta. De acordo com os resultados, 81% dos entrevistados afirmaram que o Na Escuta contribui para ampliar o seu conhecimento sobre a Vale e dar mais segurança para repassar essas informações para amigos e vizinhos, enquanto 78% dos funcionários também reconheceram que, depois da implantação do Na Escuta, se sentiam mais pertencentes à Vale e às iniciativas promovidas pela empresa, como eventos, campanhas, programas internos. Outro aspecto que demonstra o sucesso do projeto é que 70% dos empregados ouvidos disseram que o Na Escuta mostrou ser o meio mais adequado para atender às suas demandas de informação sobre a empresa, o que comprova que os objetivos desse canal de comunicação foram atingidos.

O case ganhou o segundo lugar regional do Prêmio Aberje, na categoria de Comunicação Interna.